- - Tema: Sindrome de Tourette - -

Drama familiar sobre um homem com sindrome de Tourette que desafia a todos a se tornar um excelente professor. Inspirado em uma história verdadeira.


Veja o trailer original deste filme no youtube!


O que é Síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette ou síndrome de la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afectadas são do sexo masculino.

A doença foi descrita pela primeira vez em 1825, pelo médico francês Jean Itard. Mais tarde, em 1885, Gilles de la Tourette publicou um relato de nove casos da doença, que denominou maladie des tics convulsifs avec coprolalie ("doença dos tiques convulsivos com coprolalia"). Posteriormente a doença foi renomeada "doença de Gilles de la Tourette", por Charcot, o influente diretor da Salpêtrière.

Características da doença:

O início da síndrome geralmente se manifesta na infância ou juventude do indivíduo, eventualmente atingindo estágios classificados como crônicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo. Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette. Tratamentos médicos existem para amenizar os sintomas, porém, o consenso entre os profissionais da área é de que os tratamentos precisam ser individualizados por causa das sempre presentes reações adversas aos medicamentos.

Os tiques podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça - no rosto, como caretas repetidas, e na cabeça como um todo, como movimentos bruscos, repetidos, de lado a lado etc. A principal comorbidade é o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), prevalente em aproximados 50% dos portadores. Os comportamentos obsessivo-compulsivos estão intimamente ligados, tanto do ponto de vista genético quanto do ponto de vista fenomenológico (Robertson & Yakely, 2002). Outros sofrimentos psíquicos que se têm mostrado abundantes são os distúrbios do sono, a ansiedade e a depressão. Pesquisas têm levantado a possibilidade de que essas alterações possam fazer parte dos próprios subtipos da ST (Robertson & Yakely, 2002). Bastos e Vaz apresentam outras características psicológicas verificadas:

"Outros aspectos psicodinâmicos e comportamentais relativamente comuns na ST, como os comportamentos opositivos, agressivos, regressivos, a forma como está se dando a liberação dos impulsos, a capacidade de autorregulação e autocrítica, a capacidade e estado de adaptação, a capacidade de tolerância à tensão e ansiedade, a capacidade de concentração no que se está fazendo, a liberação dos impulsos e instintos mais primitivos, a liberação das reações emocionais compatíveis com explosividade, os indicadores de falta de integração e organização, a labilidade do controle emocional e impulsividade, os indicadores de carência afetiva, a necessidade de contato humano e de ausência de repressão, podem ser constatados nos protocolos da técnica de Rorschach, e isto aparece de forma abundante na literatura sobre este teste" (Bastos & Vaz, 2009).

Um aspecto que merece ênfase ao se tentar explicar ou compreender essa síndrome é que os sintomas ocorrem involuntariamente. Raramente uma pessoa que sofre da síndrome consegue controlar um mínimo de seus tiques e jamais por prolongados períodos de tempo. Assim como o ser humano não consegue viver por muito tempo com os olhos abertos, pois seu corpo reage de forma natural, inconsciente, para que seus olhos pisquem, dessa mesma forma se manifestam os sintomas da síndrome de Tourette no indivíduo por ela afetado.

Infelizmente a reação de muitas pessoas desinformadas perante manifestações da síndrome de Tourette é aquela de fobia ao diferente. Ainda mais: às vezes, a reação é de reprovação. Isso ocorre especialmente quando a pessoa afetada pela síndrome de Tourette manifesta sintomas de coprolalia. A coprolalia enquadra aqueles indivíduos que, além de outros sintomas de Tourette, veem-se obrigados a repetir palavras obscenas e/ou insultos. Obviamente as consequências desse tipo de comportamento geralmente se traduzem em diferentes graus de desvantagens no âmbito social.

Quer saber como obter este filme?! entre em contato pelo email:andre.rj.lima@gmail.com



Share this post:

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

13 comentários:

Gil

:e Já vi esse filme 4 vezes esse ano, contando agora. Quem nunca viu, não é completamente feliz. Parabéns ao blogueiro(a) pela iniciativa. Tudo de bom!

Tatiana

não consigo baixar, tem outra opção?

Andre Lima

Baixe através deste link direto:
http://www.megaupload.com/?d=DESG8FMJ

Qualquer dúvida me contacte pelo email:
andre.rj.lima@gmail.com

Att, andré Lima. (Administrador)

Anônimo

choei o filme todo
muito bom
já vi uma pessoa com essa doença mas não sabia o que era

Elis Zampieri

Excelente filme. Excelente acervo. Parabéns pelo espaço.

Anônimo

Tenho um filho com essa Síndrome(Tourette), que começou em sua juventude.Hoje ele tem 30 anos. Sei o quanto e doloroso para ele e para nossa família
Estou tentando criar coragem para assistir ao filme.
A vida dele e a nossa, se tornaram muito difíceis por conta do preconceito social.

Andre Lima

Olá, este filme é exelente!! se caso queira o link para poder baixar o
filme me contacte pelo email:
andre.rj.lima@gmail.com

Att, andré Lima. (Administrador)

Anônimo

Quero baixar o filme com legenda em portugues e não estou conseguindo, vc pode me ajudar?

Andre Lima

Quer saber como obter este filme?! entre em contato pelo email:andre.rj.lima@gmail.com

Att, André Lima.

Anônimo

Ola gostaria de baixar o filme!
como que faço pra baixar?

Andre Lima

Olá, este filme é exelente!! se caso queira o link para poder baixar o
filme me contacte pelo email:
andre.rj.lima@gmail.com

Att, andré Lima. (Administrador)

Postar um comentário

Deixe seu comentário sebre esta postagem,
Sua opinião é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...