-- Tema: Sindrome de Down--

Documentário que focaliza as deficiências, mas também as potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando deixamos de lado os preconceitos e estigmas sociais..

Em Do Luto à Luta, Evaldo Mocarzel usou parte da sua experiência familiar (ele é pai de Joana Mocarzel, a Clara da novela Páginas da Vida) para enfocar a inserção social e cultural dos portadores da Síndrome de Down. O filme é corajoso e comovente, tem uma qualidade incomum: o viés pessoal não se sobrepõe ao enfoque objetivo do tema, mas o informa e autoriza. Assim, Mocarzel equaciona melhor do que nunca sua participação dentro do filme.

É um filme de família, em muitos sentidos. Reunidos diante da câmera, pais e filhos relatam histórias de rejeição, superação e amor incondicional. O drama que às vezes se passa dentro do quadro seria inapreensível por qualquer filme de ficção.
Sempre disposto a um exercício de metalinguagem documental, a certa altura o diretor entrega seus meios de produção a um jovem casal portador de Down para que eles roteirizem, filmem e editem um pequeno filme-dentro-do-filme.

Fonte: http://bellocoisaetal.blogspot.com/2010/03/do-luto-luta.html

Veja o trailer original deste filme no youtube!


- Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21


é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune., que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.

A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais.


Quer saber como obter este filme?! entre em contato pelo email:andre.rj.lima@gmail.com



Share this post:

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

13 comentários:

Anônimo

Olá, achei muito interessante e importante as informações referentes aos filmes relacionados as necessidades especiais, bem como os demais materiais, que até então não conhecia.É muito bom saber que existe blog como este, que se dedicar a divulgar informações a cerca da educação inclusiva.
Parabéns
At. Lenilda

Anônimo

Estes videos nos mostra a capacidade do ser humano de superar as barreiras do preconceito, adorei conhecer essas histórias que nos motiva a lutar por uma sociedade com igualdade de oportunidades para todos , que as diferenças possam unir e completar as pessoas e, não separá-las.
At. MARIA LEMOS

Anônimo

Excelente videos, adorei vai me ajudar muito, pois sou uma educadora e vivemos num processo de inclusão

Anônimo

Assisti ao filme numa formação continuada de educação inclusiva em 2007, fiquei apaixonada pelo filme e como era em VHS e transforma fita de video em dvd, fiz a conversão e pude emprestar a duas amigas que tiveram filhos com sindrome de Down. Todas as vezes que assiti eu me emocionei. Ver aqueles depoimentos, o luto dos pais e depois a luta, é de chorar.

Anônimo

eu adorei o documentari DE LUTO A LUTA isso que eu so tenho 11anos


by mahara

Gabriela Cassimiro

Olá André,
Não estou conseguindo fazer o download do filme. Após algumas horas de download, quando tento descompacta-lo aparece um erro.
Gostaria de saber se é um problema do link ou eu que não sei fazer mesmo, rs. Pois esse filme me interessa muito.

Grata pela atenção.
Gabi.

Andre Lima

Oi Gabriela, não é problema do link.. pois ele esta completo e sem erros! Sugiro que baixe novamente o arquivo e tenha certeza que baixou por completo. pois se não for totalmente baixado o arquivo ele dará este erro e não conseguirá descompactar!

Se tiver mais problemas, e para melhor te ajudar, me contacte pelo email:
andre.rj.lima@gmail.com

Att, André lima.

Gabriela Cassimio

Obrigada pela atenção André!

Baixei novamente o arquivo, como você sujeriu e deu tudo certo dessa vez!
O documentário é realmente muito bom!

Obrigada novamente;
Gabi.

fabio cunha

PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO DE VOCÊS, QUE DEUS CONTINUE DANDO SABEDORIA PARA VOCÊS SEGUIREM EM FRENTE.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS....
UM ABRAÇO
FÁBIO CUNHA

Andre Lima

Quer saber como obter este filme?!
entre em contato pelo email :andre.rj.lima@gmail.com
Att, André Lima

Juliana Campos

André, gostaria muito de baixar esse documentário para passar para os meus alunos.
Vc poderia me fornecer o link?
Obrigada desde já!

Andre Lima

Juliana Campos, entre em contato pelo email andre.rj.lima@gmail.com
Que te enviarei o link de download. ok?!

Att, André Lima

Postar um comentário

Deixe seu comentário sebre esta postagem,
Sua opinião é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...