- - Tema Tratado no filme: Surdez - -

O filme Adorável Professor conta a história de um músico profissional que por necessidades financeiras tem de lecionar para estudantes de uma escola pública dos Estados Unidos da América. O mesmo é casado com uma mulher e reside com ela em um apartamento. O professor não se sente bem dando aula afinal de contas vai lecionar para que possa ter tempo para compor, que é o seu grande sonho, e, além disso, juntar dinheiro para construir uma poupança que possa ser base de sua sobrevivência no futuro enquanto compõe. Os planos começam a dar errado quando o personagem central entra em conflito com os alunos e quando a sua mulher revela ao mesmo que está grávida. Vendo-se em uma situação difício o mesmo percebe que vai ter que trabalhar mais do que havia planejado que era aproximada mente dois anos. No decorrer do processo de adequação ao trabalho ele percebe que o tempo, fato motivador do mesmo ter aceitado este emprego, que vai ter que dispor aos seus alunos vai dificultar muito a sua produção musical além do fato de ter que cuidar do seu filho. Mesmo assim o protagonista começa e se interessar pelas aulas que dá aos alunos e ao mesmo em que investe afetivamente na sua relação com o filho que acabara de nascer. Tudo vai bem até que o mesmo descobre que seu filho só tem 10% da audição. Sua relação com o mesmo fica deteriorada e ele se volta completamente para o Magistério. Dando aulas de maneira intensa e trabalhando de forma excelente com os alunos. O filme retrata também o início da educação do seu filho, deficiente auditivo e retrata também as implicações da guerra do Vietnã e de outros acontecimentos históricos na vida do casal, do seu filho e da escola em que estudavam. Ocorre também a saída de diretora que tinha contratado o personagem e a sua substituição pelo diretor adjunto. Durante a vida do personagem central o mesmo reata relações com o seu filho que tinham se fragmentado em decorrência do seu engajamento na vida escolar da escola em que trabalha. Aliás, a escola muda substancial mente no decorrer do filme com a influência de causas históricas e por influência do professores inclusive a do personagem central. A disciplina de música que era relegada a segundo plano pelos discentes da escola passou a ser retratada com bons olhos pelos mesmos devido ás aulas do personagem central. Além disso, seria interessante lembrar que o personagem central se envolve com uma de suas alunas no decorrer do filme, mas não chega a trair a esposa ou a deixá-la. O filme termina com o personagem central sendo despedido devido a contenção de gastos iniciada pelo conselho de educação da região em que vivia o personagem central, mas o mesmo não sai da escola sem antes receber uma homenagem.

Fonte: http://analiseesintese.blogspot.com/

Veja o trailer original deste filme no youtube!


A Surdez pode ser definida segundo três pontos de vista:
ponto de vista médico, educacional ou cultural.

Ponto de vista médico

Em termos médicos, a surdez é categorizada em níveis do ligeiro ao profundo. É também classificada de deficiência auditiva, ou hipoacúsia. Os tipos de surdez quanto ao grau de perda auditiva:
Perda auditiva leve: não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida, geralmente não é necessário uso de aparelho auditivo.
Perda auditiva moderada: pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que o individuo fale.
Perda auditiva severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo poderá receber informações utilizando a audição para o desenvolvimento da fala e linguagem.
Perda auditiva profunda: sem intervenção a fala e a linguagem dificilmente irão ocorrer.

Ponto de vista educacional

Desde ponto de vista, surdez refere-se à incapacidade da criança aprender a linguagem por via auditiva e ter um desempenho acadêmico.
A partir da Lei 10436, o governo brasileiro reconhece a LIBRAS, como língua, e os surdos têm o direito de, nas instituições educacionais, as aulas sejam ministradas em LIBRAS, ou, pelo menos com a presença de um interprete de língua de sinais.
Também em Portugal, o decreto-lei 3/2008 regulamentou a educação especial, em particular, o direito da criança surda crescer bilingue.

Ponto de vista cultural

Em termos culturais, surdez é descrita como diferença linguística e identidade cultural, a qual é partilhada entre indivíduos surdos. A surdez é o paradigma da cultura surda, a base sobre a qual se constroi a estrutura e forma da cultura surda, cujo principal elemento espelhador é a Lingua de Sinais, o idioma natural dos surdos. portanto, sem surdez nao há cultura surda.

Quer saber como obter este filme?! entre em contato pelo email:andre.rj.lima@gmail.com



Share this post:

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sebre esta postagem,
Sua opinião é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...