Aqui voce poderá ver o segundo
de uma coleção de seis volumes,
que traz textos de especialistas em
alzheimer, parkinson, autismo,
esquizofrenia, transtorno bipolar,
hiperatividade,depressão,
stress e ansiedade.
Um exelente material de estudo.

- Doenças Do Cérebro: Autismo
Saiba mais: http://www2.uol.com.br/e_misterios_das_doencas_do_cerebro.html

"Postagem enviada por: Dayse L. Silva"

Baixe a revista completa em PDF-46Mb

Download

Com as novas tecnologias de imageamento e mapeamento do cérebro muito se avançou no conhecimento dos processos bioquímicos e funcionais do órgão mais complexo do corpo humano – que dá suporte às emoções, gera pensamentos, consolida memórias e rege os movimentos físicos. Nessa máquina altamente plástica, refinadas tramas de neurônios e outras células nervosas, proteínas e neurotransmissores (que perpassam estruturas bastante especializadas) trabalham ininterruptamente para manter as funções mentais, mnemônicas, cognitivas e motoras a pleno vapor, de modo a responderem, em conjunto, às demandas do ambiente.

Funções e ações aparentemente simples derivam desse processo complexo: um gesto, uma reação empática, as lembranças de fatos marcantes, o reconhecimento das pessoas queridas ou os estados de ânimo condizentes com a situação. Porém, no momento em que algo falha na dinâmica cerebral, corre-se o risco de haver uma espécie de curto-circuito, dando origem a sintomas por vezes intrigantes ou bizarros, principalmente quando o distúrbio aparece em áreas ou estruturas voltadas à cognição, ao circuito motor, à memória, às emoções e à percepção.
A compreensão do que ocorre quando a máquina cerebral emperra é o ponto de partida para a coleção Doenças do Cérebro, em seis edições. A mais nova série da revista Mente&Cérebro põe em cena alguns dos principais distúrbios neurológicos e mentais, que ainda hoje intrigam a ciência e a indústria farmacêutica e permanecem como constantes temas de pesquisa. Além das prováveis causas e sintomas, especialistas analisam dados epidemiológicos, discutem propostas terapêuticas, bem como apresentam os estudos em andamento.


“O cérebro humano é, sem dúvida, um objeto fascinante de estudo; um órgão com uma estrutura extremamente complexa e com habilidades fantásticas; no entanto, ele também é alvo de vários distúrbios debilitantes e ainda incuráveis”, escrevem os pesquisadores Fernanda G. De Felice e Sérgio T. Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autores de artigo do primeiro número da série.
É o caso de doenças neurodegenerativas ainda sem cura, como Parkinson e Alzheimer, cujas estatísticas mundiais impressionam (4 milhões de pessoas diagnosticadas com a primeira patologia, 35 milhões com a segunda). Esses dois temas abrem a coleção. Já os distúrbios do espectro autista (como o autismo propriamente dito, a síndrome de Asperger e a de savant) – tema da segunda edição –, embora raros, suscitam questionamentos em virtude dos mecanismos cerebrais e genéticos, bem como dos componentes psicológicos, que levam os portadores ao isolamento afetivo que os caracteriza.
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), tema tão em pauta na atualidade, em especial no caso de crianças e adolescentes, é discutido sob diversos ângulos na terceira edição, que aborda também a epilepsia, com vistas às novas medicações e neurocirurgias. Os transtornos mentais, como esquizofrenia, bipolaridade e depressão, assuntos sempre em pauta e os mecanismos bioquímicos e psicológicos que os regem são tratados na quarta e na quinta edição. A série se encerra com um tema bastante atual, os transtornos de ansiedade e stress, que, cada vez mais, afligem o mundo contemporâneo, devido ao excesso de demandas intelectuais, profissionais e emocionais..





Share this post:

Digg it StumbleUpon del.icio.us Google Yahoo! reddit

3 comentários:

Anônimo

Tem um filme muito bom sobre autismo, sugeriria adicioná-lo a lista desses maravilhosos filmes apresentados aqui: The horse boy - O menino e o cavalo.
Sou mãe de um autista e é imensurável o quanto esse tipo de conteúdo disponibilizado no site pode nos ajudar e nos confortar.

Muito Obrigada,
Edna

Andre Lima

Olá, aqui esta o endereço da postagem do filme comentado:
http://www.baixarfilmescompletos.biz/2011/11/o-menino-e-o-cavalo.html

Att, André lima.

Canteiro Pessoal

Andre, poderias por favor enviá-la? Não consegui baixar como está acima.

Priscila Cáliga

Postar um comentário

Deixe seu comentário sebre esta postagem,
Sua opinião é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...